A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA DO MUNDO: UMA EXPERIÊNCIA NA OBRAC 2019
Resumo
A Cartografia é a ciência responsável por produzir materiais que representam a superfície terrestre e os fenômenos naturais, populacionais, econômicos, entre outros, ocorridos no planeta Terra. Trata-se de uma forma de leitura da realidade. Nesse sentido, a Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), que tem como um dos objetivos promover a difusão da ciência cartográfica, propõe uma série de atividades teóricas e práticas que contribuem para demonstrar a relevância desse conhecimento. A Escola Estadual Professor Luís Soares situada na cidade do Natal-RN participou da Olimpíada e executou todas as tarefas propostas. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar as metodologias adotadas pela equipe Luso Magnético para a execução das atividades práticas, bem como os principais desafios e aprendizados obtidos ao longo desse processo. Dentre as atividades, a produção de um croqui, de um mapa tátil e de um story map foram construídos considerando temáticas importantes, como: infraestrutura urbana para pessoas com mobilidade reduzida e fluxos migratórios forçados. A apresentação desse processo de trabalho pode auxiliar alunos e professores a desenvolverem atividades relacionados à ciência cartográfica, tendo como base fenômenos inerentes à Geografia.
Palavras-chave: Cartografia; atividades práticas; Geografia.
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