PAISAGENS INVISÍVEIS NO ENTORNO DO CEFET-MARACANA-RJ: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Márcio Araújo Moreira, Ana Carla Machado Alves, Júlia Carmo Aranha, Luiz Fernando Moreira Meirinho, Victor Hugo Mendes Zenteno Zuleta

Resumo


O presente trabalho  partiu de uma pesquisa realizada para etapa da III Olimpíada Brasileira de Cartografia em 2019. Pretende-se levantar uma discussão e comprovar a existência de paisagens e territórios invisíveis, perceptíveis apenas à uma parcela da população com necessidades especiais, que frequenta diariamente o Centro de Educação Tecnológica Celso Suckov da Fonseca  (CEFET - Maracanã RJ) e as instituições no seu entorno. O objetivo foi construir um mapa bidimensional e um tátil de orientação para alunos com necessidades especiais que transitem do ponto de desembarque dos transportes públicos até a escola. Esses mapas foram feitos através de pesquisa de campo e utilizando-se bases do Google Maps, QGis e Sputnik. Com os mapas prontos, percebeu-se que as dificuldades desses atores são muito maiores do que as previstas. Dessa forma, um segundo objetivo se desdobrou para esse artigo: levantar a discussão e comprovar a existência de paisagens e territórios invisíveis, já que devido as condições estruturais do passeio público, impede que os portadores de necessidades especiais possam desenvolver uma relação de territorialidade com esse espaço urbano, fato não perceptível a quem tem mobilidade plena e a administração pública. Considera-se que o espaço urbano foi criado com a função de servir a mobilidade, e quando não pode ser usado de forma plena para o seu fim pelos portadores de necessidades especiais, propõese que isso representa uma dificuldade na territorialização “invisível” desse espaço, de acordo com a função à qual ele foi criado. Essa dificuldade tem forte simbolismo para esse grupo, que não conseguem estabelecer uma identidade com esse território, pois não tem meios se apropriar desse espaço devido as condições que ele lhes oferece.


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