PEDOLOGIA APLICADA À GEOGRAFIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jhones da Silva Lima, Sandra Fernandes de Andrade, Denizart da Silva Fortuna

Resumo


O estudo dos solos na geografia é considerado relevante devido à sua importância para o ambiente e para as sociedades humanas. É uma temática que pode e deve ser trabalhada em diversas áreas do conhecimento, mas cabe à ciência geográfica, sobretudo, conhecer a sua gênese, características e sua distribuição espacial na superfície visando o uso e ocupação social do espaço. Dada à relevância do estudo da pedologia no ensino de geografia, o que se percebe é que este conteúdo ocupa um lugar secundário de pouca ênfase no ensino fundamental e médio, especialmente tratando-se do estudo do solo numa perspectiva integral, que abrange todos os elementos da natureza e suas relações. Desta forma, o presente artigo através da revisão da literatura vigente visa compreender os desafios e perspectivas do ensino de solos na geografia, direcionada a professores da educação básica. Como resultado, o que pode se constatar é que há uma defasagem no ensino de solos na geografia, tanto nos livros didáticos quanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, que é reflexo de uma trajetória no pensamento geográfico que priorizou as abordagens economicista em suas análises, enfatizando a dicotomia entre geografia física e humana. Desta forma o solo no ensino de geografia possui grandes desafios na superação desse paradigma, na perspectiva de valorizar o estudo do solo na geografia e na escola.

Palavras-chave: Ensino de geografia; Solos; Livro Didático; PCNs.

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