GEOTECNOLOGIAS NA III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM

Caio Lucas Alves Lima da Silva, Maria Geovanna de Sousa Soares, Rhayna Christiani Vasconcelos Marques Casado, Sebastião Lessa Jatobá Neto, Genisson Panta

Resumo


As geotecnologias são o conjunto de ferramentas voltadas para a coleta, visualização, armazenamento e análise de dados geoespaciais. Estas ferramentas são costumeiramente utilizadas pela sociedade contemporânea, mas são pouco exploradas no ambiente escolar. Este estudo buscou discutir as oportunidades e desafios de aprendizagem ocasionados pela participação da equipe estreante do Colégio Contato – Unidade Jatiúca, Maceió (AL) na fase prática da III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Foram apresentadas duas atividades práticas: (1) elaboração de croqui e mapa tátil de acessibilidade à escola (2) e construção de um story map abordando deslocamento forçado. Utilizou-se softwares como o QGIS para elaboração do croqui com rotas de acessibilidade à escola para pessoas com deficiência visual e motora e construiu-se um mapa tátil com as intervenções territoriais necessárias para melhoria destas rotas. O story map foi elaborado na plataforma Esri Story Map e narrou a história da cheia de 2010 do rio Mundaú em Alagoas. A participação na olimpíada contou com o engajamento, criatividade e protagonismo da equipe, que pôde desenvolver várias habilidades importantes, notadamente sobre a aplicação dos princípios da Cartografia. Por fim, destacou-se que as atividades práticas contribuíram significativamente para o desenvolvimento integral da equipe no que diz respeito ao exercício da cidadania e no aprimoramento de habilidades, como a utilização de geotecnologias, encorajando novas equipes a aderirem a OBRAC.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .