DA EXPERIÊNCIA NA OBRAC À UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Leonardo de Castro Ferreira, Emerson Teixeira, Lucas Raibolt, Mileny Furtado, Taísa Martello

Resumo


Este trabalho apresenta brevemente a nossa experiência em uma das provas práticas na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) de 2019. A partir dessa perspectiva e do acúmulo de experiência que ela nos proporcionou buscamos construir um diálogo entre o campo da educação geográfica e o da cartografia digital ou da chamada neocartografia, circuncrevendo o nosso trabalho à uma ferramenta específica, o Story Map. Ao longo do texto lançamos mão de um conjunto de conceitos que elucidam uma nova espécie de indivíduo, um outro tipo de aluno, este que é muito mais aberto, fluído e ávido por uma pedagogia menos estática e mais pautada na interatividade e na flexibilidade comuns ao universo da internet e das novas tecnologias. É nesse contexto de novos desafios para o ensino, e da necessidade de se considerar os novos letramentos, que concluímos o trabalho propondo o uso do Story Map como uma das possibilidades de ferramentas digitais que podem ser aproveitadas para o ensino de geografia. A partir do modelo da segunda prova prática da terceira edição da OBRAC, na qual apresentamos um Story Map que contou a história de uma refugiada Síria, apresentamos uma proposta de releitura dos seminários temáticos utilizando a ferramenta Story Map, entendendo que ela pode propiciar um aprendizado protagonista, colaborativo e alinhado à tendência de enxergar de forma não indiferente o ethos produzido por novos letramentos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .